sexta-feira, 4 de março de 2011

Exercícios: Conceitos básicos em simetria e Geometria Plana...

EXERCÍCIOS:

1) Um artista plástico moderno, inconformado com os desenhos dos azulejos que encontrava nas lojas de materiais para construções de Paragominas, entrou em contato com uma fábrica de lajotas para criar uma figura que combinasse com seu estilo e consequentemente, desse um tom mais alegre a sua casa que estava em reforma. O resultado final foi a lajota abaixo:

I – Considerando uma peça do piso da casa do artista, encontre o principal eixo de simetria presente na figura e trace uma reta utilizando régua e caneta para identificá-la.

II- Parte da sala da casa, tornou-se um mosaico, que é a junção de peças menores para formar um figura maior,como mostra a figura:


Utilizando a mesma técnica da questão I, encontre o eixo de simetria presente na figura maior.

III- O Rejuntamento é uma massa utilizada pelos pedreiros para colar uma lajota a outra, no piso da casa do artista, não se percebe a presença do rejuntamento pois é da mesma cor do fundo da lajota, no entanto se o rejuntamento fosse da cor preta, teríamos a impressão de que a lajota estaria contornada com tinta preta, assim:

Sabendo que um saco pequeno de rejuntamento dá para ser utilizado em no máximo 20 lajotas, quantos sacos foram necessários para unir as 110 lajotas da sala desta casa?

IV- Uma lajota pode ser representada por um retângulo de dimensões iguais a 30 Cm por 25 Cm. Verifique por meio do cálculo de área, a superfície do piso da casa que essa lajota ocupa.

V- Utilizando os dados que você obteve nos exercícios anteriores, diga quantos centímetros de rejuntamento cada lajota tem em torno de si. E diga também qual termo em geometria utilizamos para descrever esse contorno.

Boa aula colegas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário