Gestar II - Sessão Coletiva 4 - Matemática

No dia 25 de Abril, foi realizada a Sessão coletiva 4, referente a unidade 7 do Tp 2 do programa Gestar II - Matemática com cos professores de Paragominas, a pauta foi a seguinte:
1 – Conversa sobre: Atividades desenvolvidas em sala, relatos de experiência, projeto, tabulação dos dados das atividades de entrada e estudo das unidades dos TPs;
2 – Resolução das atividades da sessão coletiva 4  – unidade 7;
3 – Entrega de materiais e considerações finais
As principais atividades realizadas foram:

  • Introduzi a oficina pedindo que os professores me dissessem termos que tinham ligação com o conceito de probabilidade, depois pedi que eles definissem com suas próprias palavras.
  • Depois de alguns conceitos intuitivos e formais, iniciamos as resoluções das atividades.
  • A primeira atividade mostrava um gráfico onde havia o percentual de acidentes de transito por faixa etária no Brasil. E perguntava se apenas com aqueles dados havia como dizer qual grupo corre maior risco de sofrer um acidente no transito.
  • A primeiro momento os professores partem da intuição e opinião deixando os conceitos formais de lado, mas logo retornam ao pensamento matemático.
  • Ainda na mesma atividade é mostrado uma tabela com o total de pessoas no Brasil dividas nas faixas etárias presentes no gráfico, e os professores concordam que agora sim, com mais este dado podemos fazer os cálculos das possibilidades.
  • Depois, foi discutida a melhor forma de se ensinar ao aluno problemas daquele tipo, e chegou a um “acordo” que por meio de uma razão é a melhor forma.
  • A atividade 2 tinha um questionamento principal:

    LANÇAR UMA MOEDA 3 VEZES EQUIVALE A LANÇAR 3 MOEDAS????