sexta-feira, 4 de março de 2011

Introdução do Portifolio Educacional...


APRESENTAÇÃO
Este Portfólio Educacional tem por objetivo fazer um acompanhamento sistematizado da formação continuada de professores oferecida pelo MEC, com a parceria da UFPA, NPADC e PROGRAMA EDUCIMAT, onde professores de matemática de vários municípios do Pará que aderiram ao PAR - Plano de Ações Articuladas, puderam usufruir de novos conhecimentos pedagógicos por meio da Formação em Educação Matemática.
Sendo ainda mais específico, o presente portfólio foi produzido por mim, Professor Calvino P. da Silveira Júnior. No ano de 2010, tive a oportunidade de fazer parte da turma de formação continuada em Educação Matemática, onde professores de matemática dos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas estudaram por meio de encontros presenciais no pólo de Paragominas e a distancia em seus respectivos municípios, 4 fascículos referentes aos módulos do curso: O primeiro fascículo foi o de FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL produzido pelos professores Renato Borges Guerra, Jeane do Socorro Costa da Silva e Maria José de Freitas Mendes, o segundo foi o de TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA do professore Iran Abreu Mendes, o terceiro dos professores Arthur Gonçalves Machado Júnior, Narciso das Neves Soares e Tadeu Oliver Gonçalves, com o tema: INTRODUÇÃO À PESQUISA NO/DO ENSINO DE MATEMÁTICA e por fim o quarto que foi o fascículo de INICIAÇÃO À INFORMÁTICA EDUCATIVA dos professores Franz Kreuther Pereira e João Carlos Machado.
O principal objetivo deste portfólio é coletar em parte e de uma forma simples as produções feitas tanto no nos encontros presenciais quanto a distancia. Espero que seja de grande valia para o colega que apreciar este trabalho e que seja uma forma de revermos nossa prática em sala de aula.





DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR (Autobiografia):
Meu nome é Calvino P. da Silveira Júnior, tenho 24 anos de idade, nasci aos 27 dias do mês de maio do ano de 1986, na cidade de Capanema no Estado do Pará, sou Professor de Matemática da E.M.E.F. Associação da Paz, no segmento de EJA – Educação de Jovens e Adultos, Licenciado Pela UEPA – Universidade do Estado do Pará. Atuante efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Paragominas desde 17 de Janeiro de 2009, Atualmente estou exercendo a função de coordenador de educação matemática do município de Paragominas, no segmento de 5ª à 8ª série, e também a de Coordenador Local de Matemática e Meio Ambiente, no projeto de Educação Ambiental - SEMEC/VALE/CEDAC.
Desde o inicio de minha vida universitária, tenho tido contato com a prática de sala de aula, no entanto é muito importante que essa prática, ande junto com os conhecimentos científicos da educação, sinto-me agora depois do curso de Formação Continuada em Educação Matemática, mais embasado para o exercício de minha função, sinto-me mais “educador” depois dele, e tenho certeza que cursos como este, são os primeiros passos para profissionais qualificados e para uma educação de qualidade.

O Projeto PAR
“Formação Continuada dos Professores dos anos/ séries iniciais e anos finais do Ensino Fundamental/ Profissional de Educação do Sistema Básico de Ensino, nas áreas de Ciências e Matemática” (Projeto de Descentralização – Rede Nacional de Formação Continuada/ Plano de Ações Articuladas - PAR).

OBJETIVOS
• Promover a Formação Continuada dos Professores dos anos/séries iniciais e anos finais do Ensino Fundamental/Profissional de Educação do Sistema Básico de Ensino.
• Desenvolver a consciência da necessidade e do direito à formação continuada, como processo de desenvolvimento profissional legítimo e desejável a toda profissão.
• Contribuir para a institucionalização da Educação Continuada de professores.

(Retirado do INFORMATIVO PARA OS CURSISTAS Nº 1 – PAR/PARÁ 2008 )



DOCUMENTOS
Histórico do Município de Paragominas
A colonização do município de Paragominas foi efetivada com camponeses pioneiros, que chegaram à região, antes da construção da rodovia Belém-Brasília, no final da década de 50, seguidos pelas primeiras companhias colonizadoras: Colonizadora Belém-Brasília, Colonizadora Marajoara e Cidade Marajoara, que não obtiveram êxito.
Mais tarde, o governo federal divulgou a instalação de uma colônia federal na região, que nunca chegou a se estabelecer, bem como os planos estaduais para a formação de duas colônias naquele território.
Registra-se, também, que antes mesmo da chegada dos camponeses, com autorização do Governo do Estado, empresários de Goiás haviam penetrado na floresta, ao longo do rio capim, com o objetivo de efetuar levantamentos e titular terras para compradores de Uberaba, em Minas Gerais, e Itumbiara, em Goiás.
Posteriormente, a proximidade da estrada Belém-Brasília provocou uma grande procura pela terra entre proprietários de Minas Gerais e Espírito Santo, além de companhias de especulação de terras de São Paulo, ao mesmo tempo em que camponeses penetravam em terras da região, com o objetivo de enfrentar a competição com os “grileiros”, que emitiam títulos falsos e os asseguravam, através do uso da força.
Houve uma rápida concentração de propriedade, nesse clima de violência, e as tentativas de colonização fracassaram.
O município obteve autonomia em 1965, durante o Governo de Jarbas Gonçalves Passarinho, com a Lei nº 3.235, de 4 de janeiro, formado com área desmembrada de parte do distrito de São Domingos do Capim e parte do distrito de Camiranga, que pertencia ao Município de Viseu.
Paragominas, em 10 de maio de 1988, através da Lei nº 5.450, no Governo Hélio Mota Gueiros, teve sua área desmembrada para criação do Município de Dom Eliseu, antigo povoado chamado Felinto Muller, que foi elevado à condição de distrito, passando a se chamar Dom Eliseu.
O primeiro prefeito de Paragominas, Amílcar Batista Tocantins, foi nomeado
pelo governo federal.
Sua denominação constitui a abreviação do nome de três Estados: Pará, Goiás e Minas Gerais.
O município também atraiu na década de 90 e ainda no início do século XXI uma expressiva massa imigratória de sulistas, dos quais alguns eram empresários do setor de agricultura e muitos desempregados que tentavam uma vida melhor com emprego e custo de vida baixo

Localização Geografica
Localiza-se a uma latitude 02º59'45" Sul e a uma longitude 47º21'10" Oeste, estando a uma altitude de 90 metros. Sua população estimada em 2004 era de 85.354 habitantes.
Possui uma área de 19.395,69 km².
Economia
A cidade vem recebendo uma significativa quantidade de imigrantes de outras regiões brasileiras impulsionados pela presença da mineradora VALE na cidade, que está trabalhando na extração de bauxita. A noticia sobre a presença dessa empresa na cidade atraiu milhares de pessoas que buscavam oportunidades de emprego. Além da VALE, várias outras empresas de Grande Porte começaram a se instalar no município.
Tem instalada uma Vara do Trabalho, um Fórum do tribunal de Justiça do Estado do Pará com três varas, Superintendência de Polícia Civil, 19º Batalhão de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O município é sede da Subseção da OAB.
Projeto Político
Por causa do grande desmatamento que se deu nas últimas décadas, o município tem estado em evidência nacional, por esta razão, vem se trabalhando a questão ambiental. O prefeito tem feito esforços para reverter a imagem do município lá fora e, tem tido sucesso.

Apresentação da escola onde é professor
 sua localização;
 sua estrutura física (fotos);
 organização e funcionamento;
 projetos que desenvolve;
 relação que estabelece com a comunidade;
 outros aspectos relevantes.

Boa leitura Colegas...

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